28.4.11

Bancos Alimentares da Europa estão reunidos em Lisboa

in Agência Ecclesia

A Federação Europeia dos Bancos Alimentares (FEBA) reúne em Lisboa, de hoje a 30 de Abril, os Bancos Alimentares de 23 países europeus para reflectir em conjunto sobre o tema do voluntariado, elemento de coesão social.

Diversos ateliers subordinados à temática do voluntariado nas suas diversas vertentes (recrutamento, integração e fidelização dos voluntários) permitirão a troca de experiencias e a partilha de boas práticas – anuncia o site do Banco Alimentar.

Participarão ainda no Encontro a coordenadora nacional do Ano Europeu do Voluntariado, Elza Chambel, o fundador do primeiro Banco Alimentar francês e da Federação Europeia dos Bancos Alimentares Contra a Fome, Bernard Dandrel, e 10 representantes da Global Food Network, a congénere americana.

Criada em 1986 por iniciativa das federações francesa e belga, a FEBA comemora este ano 25 anos.

Reúne 240 Bancos Alimentares, de 21 países europeus que lutam diariamente contra as carências alimentares e o desperdício.

Os Bancos Alimentares Contra a Fome distribuem, ao longo de todo o ano, os géneros alimentares recorrendo a Instituições de Solidariedade Social por si seleccionadas e acompanhadas em permanência.

“Incentivam as visitas domiciliárias e o acompanhamento muito próximo e individualizado de cada pessoa ou família necessitada por estas instituições, de forma a ser possível efectuar, em simultâneo, um verdadeiro trabalho de inclusão social” – lê-se no site.

Em 2010, os 240 Bancos Alimentares Contra a Fome europeus distribuíram um total de 359.458 toneladas de alimentos a 4,9 milhões de pessoas em parceria com 26.810 instituições de solidariedade, recorrendo ao trabalho de 7.800 voluntários regulares. Para além disso, nas campanhas de recolha em supermercados, os Bancos Alimentares mobilizam várias centenas de milhares de voluntários de todas as idades, crenças e opções políticas, unidos por um ideal de cidadania e de bem fazer comum.

Em Portugal o primeiro Banco Alimentar Contra a Fome foi aberto em 1991, estando actualmente em actividade no território nacional 19 Bancos Alimentares, congregados na Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, que em conjunto contribuem para a alimentação de 295 mil pessoas necessitadas através de 1950 instituições de solidariedade que acompanham na sua actividade.

LFS