28.4.11

Cáritas Portuguesa: Propõe medidas para combater a pobreza

Ana Elias de Freitas, in Rádio Voz da Planície

A Cáritas apresentou medidas para combate à pobreza. São seis as propostas efectuadas, e que aquela instituição católica diz serem pouco dispendiosas. Combater o desemprego é grande o objectivo das medidas sugeridas a 16 partidos portugueses.

A Cáritas enviou uma carta a 16 partidos portugueses sugerindo seis medidas para combate à pobreza. Naquele documento, a Cáritas assegura que as propostas são pouco dispendiosas e garante que ajudam no combate ao desemprego.

Uma das sugestões apresentadas propõe a criação de parcerias no domínio da habitação e das propinas universitárias, envolvendo bancos, autarquias e Segurança Social. Esta medida tem como finalidade salvaguardar os direitos das instituições de crédito, assim como, a manutenção da habitação ou dos apoios sociais.

Outra das propostas, sugere a redução da protecção dos rendimentos mais elevados, não sacrificando as pessoas de baixos recursos.

Um sistema social de criação de emprego, através de cooperativas e pequenas empresas, a difusão sistemática de oportunidades de emprego, a reactivação do Pacto de Cooperação para a Solidariedade e o tratamento de dados do atendimento social são medidas que fazem parte, igualmente, das sugestões apresentadas e que a Cáritas quer debater com os partidos.