19.4.11

Médicos colombianos começam hoje a trabalhar para dar resposta a 70 mil

Por Alexandra Campos, in Público on-line

Quarenta e dois médicos colombianos começam esta semana a trabalhar em centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo e do Algarve mais carenciados, para ajudar a colmatar a falta de clínicos que se tem vindo a agravar devido à corrida às reformas antecipadas verificada em 2010.

“Entre 65 a 70 mil utentes” vão passar, assim, a ter acesso a médico de família. Os 18 centros de saúde seleccionados nesta primeira vaga verão o seu funcionamento melhorado, destaca o secretário de Estado adjunto da Saúde, Manuel Pizarro, responsável pelo processo de recrutamento, que implicou um acordo bilateral, por três anos, entre o Governo português e o colombiano.

Apesar de nem todos terem a especialidade de Medicina Geral e Familiar, os clínicos possuem licenciaturas que já foram reconhecidas pelas faculdades de Medicina nacionais e estão inscritos na Ordem dos Médicos, depois de terem frequentado um curso de Português na Colômbia e de terem sido submetidos a uma série de provas e exames.

“Foi um processo exigente e naturalmente demorado”, explica o secretário de Estado. “Esta não é a circunstância ideal, é uma solução conjuntural enquanto as medidas estruturais que foram sendo tomadas ao longo dos últimos anos – como o aumento de vagas para Medicina e da especialidade de Medicina Geral e Familiar – começam a dar resultados”, defende.

As colocações em Medicina Geral e Familiar aumentaram em flecha, tendo duplicado em relação a 2006 – este ano, ascenderam já a 345. Mas os novos especialistas demoram vários anos a ser formados.

Perante um cenário de “dois ou três anos de grandes dificuldades”, era necessário encontrar uma forma de dar resposta imediata às carências, acrescenta Manuel Pizarro. São carências que resultam de “erros do passado”, como a limitação do numerus clausus nas décadas de 80 e 90. A maior parte dos colombianos (29) vai para os arredores de Lisboa. Para Algueirão-Rio de Mouro estão destinados quatro médicos, para os centros de saúde de Odivelas, Almada, Arco Ribeirinho, Seixal-Sesimbra, Setúbal-Palmela e Amadora, três cada. Sintra terá dois e Cascais, Lisboa Oriental, Queluz-Cacém, Lisboa-Norte e Oeiras fi cam com um cada.