26.4.11

“Criar Laços” - Projecto da Escola, Secundária da Lousã - vence concurso da AMI

Escrito por Susana Ramos, in Diário de Coimbra

“Criar Laços”, um projecto desenvolvido pela Escola Secundária da Lousã, foi um dos três grandes vencedores do concurso “Liga-te aos Outros”, lançado pela Fundação AMI, no âmbito do Ano Europeu do Voluntariado. Com o objectivo de incentivar os jovens (a frequentar o 7.o ano de escolaridade ou mais) a «abarcar actividades de voluntariado na sua comunidade em parceria com a sua escola e com empresas locais», refere nota sobre o concurso, a AMI seleccionou três das «dezenas de propostas recebidas» que, pela sua consistência e originalidade, serão financiadas pela fundação.
Desenvolvida pelo Centro de Ocupação Juvenil (COJ) da Escola Secundária, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Arouce, a candidatura do projecto “Criar Laços”, foi traçada precisamente para a participação no concurso “Liga-te aos Outros”. «Na escola organizámos um grupo de voluntários, com alunos, e verificámos que uma das áreas de exclusão social em que poderíamos trabalhar poderia ser a terceira idade», conta Patrícia Ramalheiro, uma das responsáveis pelo COJ.

Tendo em conta que «são muitos os idosos que, embora se sintam sós, recusam a possibilidade de integrar instituições de apoio à terceira idade», enuncia a candidatura do “Criar Laços”, a ideia passa mesmo pela aproximação dos jovens aos seniores, fomentando a troca de experiências e saberes e o convívio intergeracional. Por agora, conta Patrícia Ramalheiro, o projecto conta apenas com seis jovens, do 11.o ano, mas as perspectivas apontam para o aumento do número de voluntários. «Já houve mais [alunos] que nos disseram que estavam interessados», conclui a responsável.

“Criar Laços” pode continuar em 2012
“Criar Laços” estender-se-á até 30 de Junho, sendo que os jovens começaram na semana passada, uma formação que durará 30 horas, com a possibilidade de intercalar com visitas domiciliárias.
Durante Maio e Junho, os voluntários vão passar à fase de aplicação das acções, com visitas domiciliárias, «actividades lúdicas e apoio noutras acções para as quais os idosos não tenham autonomia», refere a candidatura, onde se considera que «esta será de facto uma prática inovadora, pois não encontramos este tipo de intervenção no nosso concelho, feita por jovens» a frequentar a escolaridade obrigatória.
No final de Junho a equipa de voluntários fará um balanço do projecto, com apresentação dos resultados e estratégias desenvolvidas e, de acordo com Patrícia Ramalheiro, a Escola Secundária pretende «dar continuidade [ao “Criar Laços] no próximo ano», caso o projecto «venha a ter resultados positivos».

Além do “Criar Laços”, a Fundação AMI seleccionou os projectos “Ser Amigo”, da Escola Básica do 2.o e 3.o Ciclo de Alembrança (Almada), e o “Projecto de Voluntariado”, da Escola Básica do 2.o e 3.o Ciclo Professor Armando Lucena, de Malveira.

O concurso destinou-se aos jovens a partir dos 11/12 anos até aos 17/18 anos, por serem estas as faixas etárias que, defende a AMI, «constituem, em larga medida, a faixa da população prioritária, no que diz respeito à sensibilização para uma cidadania activa».

Além do financiamento dos projectos, os alunos e professores das escolas vencedoras receberão um diploma de participação e um prémio em material escolar.