28.4.11

Cáritas avança seis medidas para atenuar a pobreza

in RR

São medidas “modestas” e “pouco dispendiosas”, “indispensáveis para que a política esteja ao serviço de todas as pessoas”.

Cáritas Portuguesa enviou uma carta a 16 partidos políticos. Na missiva constam seis medidas para atenuar a pobreza nacional.

O texto, com data de 20 de Abril, refere que apesar de todos os partidos representados na Assembleia da República serem favoráveis ao Estado Social, “digladiam-se” acerca da sua natureza, o que “afeta perigosamente o país, com maior incidência nos estratos mais pobres e excluídos”.

A carta destaca em primeiro lugar a defesa do Estado social, mesmo que esta opção implique a diminuição temporária dos apoios aos mais ricos.

A Cáritas recomenda ainda a constituição de parcerias, nomeadamente na área da habitação e na educação relativamente ao pagamento de despesas escolares.

A missiva propõe também um sistema de criação de emprego através de cooperativas e empresas privadas de pequena dimensão.

São medidas, “modestas” e “pouco dispendiosas”, “indispensáveis para que a política esteja ao serviço de todas as pessoas”, pode ler-se.

Segundo o texto, Estado, forças políticas e sociedade abandonam "milhares de pessoas" e ainda "humilham as entidades que procuram minorar os seus males".