23.1.12

Cavaco: é preciso “reter os mais jovens nas suas terras”

in Público on-line

O Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu neste sábado, em Santo Tirso, a necessidade de “reter os mais jovens” nas suas terras para que “não sejam tentados a ir para outras paragens ou mesmo para o estrangeiro”.

Falando na sessão de inauguração do novo passeio pedonal das margens do rio Ave, Cavaco Silva afirmou que as prioridades das autarquias “são hoje diferentes das que lhes foram atribuídas” há 20 anos, tendo que têm agora que assumir um papel importante na “valorização da capacidade produtiva do concelho, por forma a reter mais os jovens, para que não sejam tentados a ir para outras paragens ou mesmo o estrangeiro”.

Nesse sentido, o Chefe de Estado considerou que essa tarefa também “significa dar um apoio especial às empresas e à tentativa de captar investimentos para o concelho”, bem como apostar na “requalificação urbana”.

Para Cavaco Silva, a requalificação urbana é “uma das actividades mais complexas que hoje se coloca diante dos autarcas”.

“Hoje não se trata tanto de expandir as cidades para novos espaços (...), trata-se sim de fazer o possível para preservar, para guardar, para manter aquilo que já temos”, disse.

Na opinião do Presidente da República, a requalificação urbana está, por isso, associada à “regeneração humana, que tem a ver com a vida das pessoas, com a qualidade de vida, com uma vida mais saudável e com a capacidade de atracção de mais visitantes”.

Apostar na requalificação urbana, acrescentou ainda, “não quer dizer que se ponha em causa o desenvolvimento económico do concelho”.

No caso do passeio pedonal das margens do Ave, disse, “este é como que o reencontro do rio com a sua cidade”, passando a população local “a dispor do seu activo, mas que serve também para mostrar aos que queiram conhecer melhor o nosso país”.

“Hoje está provado que as decisões de investimento são também influenciadas pelo ambiente que se encontra na rua, na praça, na vila, na cidade e também nesta relação com um rio”, sublinhou.

Cavaco Silva afirmou que, perante a crise, “a reestruturação daquilo que se tem” é um desafio, e são iniciativas como a criação de uma incubadora de empresas numa antiga fábrica local que podem “mobilizar os jovens para o empreendedorismo, para sentirem mais ligação à terra e motivados para criar empresas que possam depois ajudar outros jovens a não sair da sua própria terra”.

“Parece-me que [a empreitada inaugurada] é um passo que deve ser valorizado. Não é apenas a grande infraestrutura no centro da cidade, é preciso cuidar do ambiente, ele é hoje um activo que produz riqueza, não tenham dúvida quanto a isso”, sustentou.

Esta foi a primeira visita que Cavaco Silva realizou a Santo Tirso enquanto Presidente da República, tendo o autarca da cidade, Castro Fernandes, agradecendo a sua presença, e lhe oferecido uma caixa “dos melhores pastéis do mundo”, os conhecidos jesuítas, a quem o Chefe de Estado garantiu levar para casa, para dar a provar à família.

O percurso pedonal das margens do Ave, que representou um investimento de 4,5 milhões de euros, tem uma extensão de 1,4 quilómetros.

Contando também com uma ciclopista, este passeio foi implementado na margem direita do rio Ave, ligando, assim, a cidade ao Parque Urbano da freguesia da Rabada.