26.1.12

Projecto de envelhecimento activo melhorou agilidade de um milhar de idosos

in Açoriano oriental

Um programa de envelhecimento activo que decorreu durante 11 meses nas ilhas Terceira e Graciosa, nos Açores, envolvendo mais de 1000 idosos, apresentou resultados positivos ao nível da melhoria da agilidade dos participantes, revelou a organização.

“Conseguimos perceber que os idosos, no final da intervenção do programa, estavam mais ágeis, ou seja, conseguiam fazer o mesmo percurso (levantar da cadeira, caminhar três metros e sentar-se novamente) mais rapidamente e com mais agilidade do que antes”, afirmou a coordenadora do projecto, Monserrat Conde, à margem da cerimónia de apresentação dos resultados, realizada em Angra do Heroísmo.

O programa ‘Por favor, não caia’ foi implementado em 29 centros de dia no concelho de Angra do Heroísmo e em seis no concelho de Santa Cruz da Graciosa.

Entre Outubro de 2010 e Agosto de 2011, foi realizado um estudo científico para monitorizar os ganhos obtidos com esta iniciativa, cujos resultados já foram apresentados em congressos nacionais e internacionais.

Nesse sentido, Monserrat Conde considerou que “o projecto feito nos Açores está a ter aceitação ao nível da comunidade académica internacional”.

Duas vezes por semana, todos os núcleos tiveram sessões de 45 minutos, monitorizadas por um fisioterapeuta, além de uma sessão mensal de exercício físico em meio aquático.

Os idosos tinham ainda uma sessão mensal de cuidados nutricionais e outra de cuidados gerais de saúde.

O secretário regional da Saúde, Miguel Correia, salientou a importância do projeto “no combate ao isolamento e à exclusão social”, além dos benefícios ao nível da saúde.

Apesar de considerar que o projeto “tem condições para ser alargado a outras ilhas”, o secretário regional da Saúde salientou que vai continuar limitado à Terceira e Graciosa por falta de verbas.