24.1.12

O mundo precisa de 600 milhões de empregos na próxima década

Por Raquel Almeida Correia, in Público on-line

O relatório anual da Organização Internacional do Trabalho (OIT) alerta para a necessidade de criação de emprego, face à perda de 200 milhões de postos de trabalho nos últimos três anos.

“O mundo entra em 2012 enfrentando um desafio sério em termos de trabalho e uma amplificação de condições de emprego deficitárias”, refere a organização, sublinhando que, desde que a crise começou, contabiliza-se 200 milhões de desempregados a nível global.

Além da recuperação destes postos de trabalho, a OIT acredita que será necessário criar outros 400 milhões de empregos no mundo, durante a próxima década, para “gerar um crescimento sustentável, mantendo a coesão social”.

As previsões da OIT apontam para que a taxa de desemprego global se mantenha em 6% até 2016, o que, só este ano, vai significar que mais três milhões de pessoas vão ficar sem emprego. Mas a organização estima que, se a situação económica se deteriorar, o aumento se fixe em quatro milhões em 2012.

O relatório conclui que os jovens têm sido os mais penalizados desde o eclodir da crise, sendo que, em 2011, havia 74,8 milhões de desempregados no grupo de pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos.

A taxa de desemprego dos jovens ronda, actualmente, os 12,7% e a OIT acredita que não vai haver grandes mudanças a este nível. “Tendo em conta a tendência actual, há pouca esperança de que se registe uma melhoria substancial no curto prazo no que diz respeito às expectativas de emprego” destas pessoas.