23.1.12

Mais de 111 mil filhos desaparecem do IRS

in RR

Havia dependentes com 30 anos, outros considerados duas vezes ou nem existiam, confirma José Manuel Anjos Exigência de número de contribuinte dos descendentes terá detectado infracções tributárias.

Desapareceram 111.400 dependentes das declarações de IRS desde que, há um ano, passou a ser obrigatório que as crianças tenham número de contribuinte para serem consideradas nas declarações fiscais dos pais. São números do Ministério das Finanças, avançados hoje pelo “Jornal de Negócios”.

O “desaparecimento” ocorreu de 2009 para 2010 e parece indicar que havia famílias que declaravam filhos inexistentes, algo que não surpreende o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, José Manuel Anjos.

“Não estou muito surpreendido. Isto tem a ver com haver casais que estão separados ou divorciados e o dependente só poder ir a uma das declarações, mas em muitos casos verificava-se a duplicação. Essa situação tinha a ver com o facto de não existir número de contribuinte obrigatório para os dependentes e não existir esse cruzamento de informação”, refere à Renascença.

“Noutros casos, verificava-se que dependentes não existiam de facto e aconteciam muitas situações de filhos com 30 anos que os pais levavam à sua declarações como dependentes quando, de facto, o artigo 13º do Código do IRS diz claramente o que são considerados dependentes”, acrescenta.