20.1.12

Dínamo10: trabalhar em tempos de crise (e cólera) em Viana

Texto de Ana Chaves, in Público on-line (P3)

A ideia não é nova, mas é anti-crise e já chegou a Viana do Castelo. O Dínamo10 — um espaço com 108 metros quadrados e dez postos de trabalho — instalou-se no centro histórico da cidade

Um casal de arquitectos e uma cadela com muita pinta. Lola foi adoptada por Joana Carvalho e Carlos Valencia, de 31 e 34 anos, respectivamente, e também já faz parte da equipa do Dínamo10 — um espaço de “coworking” inaugurado em Abril de 2011, no centro histórico de Viana do Castelo.

Após ponderarem alugar um escritório no centro da cidade e constatarem que os preços praticados eram “muito elevados”, Joana e Carlos decidiram investir 16 mil euros e criar um espaço conjunto em que tudo é partilhado: “Para que havíamos de comprar uma 'plotter' para só a usarmos nós? Para além disso partilhamos a renda, o que é óptimo para todos”, afirma Joana ao P3.

Com luzes em zigue-zague orientadas por um cabo eléctrico preto no tecto, música ambiente e um pátio exterior, o Dínamo10 —nome inspirado no dispositivo que transforma energia mecânica em eléctrica — é uma plataforma multidisplinar onde se alugam postos de trabalho para “'freelancers', empresas ou pessoas cansadas de trabalhar isoladas em casa ou em escritórios convencionais” se estabelecerem.

Trabalhar em conjunto a baixo custo

Aliado a uma “qualidade de vida excepcional” que Viana proporciona aos seus habitantes, frisa Joana, aqui existe "uma qualidade de trabalho a um baixo custo, 24 horas por dia, 365 dias por ano"... mesmo que, na opinião de Carlos, se tenha que "ser o melhor pelo mesmo preço".

Com uma mensalidade de 150 euros, cada “coworker” tem ao seu dispor uma mesa, uma cadeira, um espaço de armazenamento, uma "plotter", uma guilhotina e uma fotocopiadora. No preço inclui-se também a luz, água, Internet, ar condicionado, alarme anti-roubo, limpeza e café de cortesia.

A Dínamo10 tem, para já, seis postos de trabalho ocupados: Joana e Carlos (os entrevistados), Liliana (designer), Mara (arquitecta), Bruno (também arquitecto) e Carlos (designer gráfico), todos com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos. De seis em seis semanas promovem-se eventos como exposições ou workshops com valores entre os dez e os 20 euros, no âmbito do Inauguro.