24.1.12

Participação «activa e construtiva» dos parceiros sociais é essencial para enfrentar desemprego, diz Barroso

in Diário Digital

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, definiu hoje como essencial uma participação "ativa e construtiva" dos parceiros sociais no combate ao desemprego, em concreto aquele que diz respeito às gerações mais jovens.

«É a nível nacional que medidas decisivas para combater o desemprego entre os jovens são mais urgentes e é por isso que a participação ativa e construtiva dos parceiros sociais é tão essencial», disse Barroso em Bruxelas, no final de uma reunião com os parceiros sociais europeus, a uma semana de um Conselho Europeu que se centrará na criação de emprego e no crescimento económico da União Europeia (UE).

Hoje em dia, lembrou o presidente do executivo comunitário, «mais de cinco milhões de europeus abaixo dos 25 anos não conseguem encontrar trabalho».

Bruxelas, precisou Barroso, «está determinada a desempenhar o seu papel na abordagem desta realidade inaceitável».

O presidente do executivo comunitário apelou ainda aos Estados-membros para utilizarem as ferramentas comunitárias «da forma mais eficaz possível» no combate ao desemprego.

«Os fundos da UE ainda podem ser reprogramado para dar prioridade ao emprego entre os jovens. A Comissão está pronta a apoiar esses esforços», sintetizou Durão Barroso.

Diário Digital / Lusa