23.1.12

Nem ensino, nem aprendizagem. Aqui há "ensinagem"

por Carolina Duarte, in RR

Uma escola simplesmente diferente Na escola da Ponte, em Vila das Aves, a “ensinagem” é o neologismo que sustenta uma forma diferente de aprender e ensinar.

Nesta escola não há carteiras viradas para o quadro, nem alunos sentados dois a dois. Também não há testes periódicos para avaliação dos conhecimentos. Mas há a "ensinagem" que pais, alunos e professores acarinham a partir do encontro da aprendizagem com o ensino.

Dos 6 aos 15 anos, todos têm direitos e deveres, tarefas para cumprir. Os professores entram todos os dias às 8h30 e saem às 18h30. Estamos na escola da Ponte, em Vila das Aves, Santo Tirso, no distrito do Porto. Esta escola, do ensino público, é simplesmente única.

Carolina faz a visita guiada pela escola. Cumpre exemplarmente o seu papel de anfitriã e não foge às questões. “É muito bom para quem está a estudar para ser professor e quer conhecer outras maneiras. Temos mais autonomia, tomamos as nossas próprias decisões na reunião de assembleia dos alunos, em que os professores também podem participar”, explica.

Além dos conteúdos académicos, aprende-se a responsabilidade e a autonomia. Todos sabem que é assim e também que são avaliados por estes dois parâmetros.

Ana Moreira é a coordenadora geral deste projecto, criado pelo professor primário José Pacheco já lá vão 35 anos. “Fala-se tanto em cidadania. A cidadania não é uma disciplina, não é um conteúdo - a cidadania é um exercício do dia-a-dia e é um exercício do respeito um pelo outro, pela construção de direitos e deveres num colectivo”, sustenta Ana Moreira.

A coordenadora sabe que este é um projecto de ensino e aprendizagem diferente. Na Ponte, a “ensinagem”, como gostam de dizer, faz mais sentido para professores, pais e alunos.