20.1.12

Desconto no passe para estudantes e idosos só 25% e fora da hora de ponta

in Jornal de Notícias

Os passes 4_18, sub 23 e sénior, que beneficiam actualmente de um desconto de 50%, vão passar a ter um desconto de 25% a partir de Fevereiro, disse, esta sexta-feira, o secretário de Estado dos Transportes.

"Esta medida estava prevista pelo anterior Governo, mas não chegou a ser aplicada. Isso gerou um buraco orçamental que ultrapassou os 20 milhões de euros. No Orçamento do Estado deste ano mantivemos a medida", afirmou Sérgio Monteiro.

Em declarações à Agência Lusa, o governante frisou que esta redução mantém-se independentemente dos rendimentos e vai vigorar até Junho.

A partir de Julho, o desconto será feito "de acordo com os rendimentos do agregado familiar".

O Governo vai ainda dar uma bonificação de 25% às crianças, jovens e idosos que utilizem os transportes públicos fora das horas de ponta, aos fins-de-semana e aos feriados.

"É um incentivo para a utilização dos transportes fora das horas de ponta", explicou o secretário de Estado.

Especificamente quanto aos 4_18 e sub 23, o governante ressalvou que os beneficiários do escalão A do apoio social escolar "mantém os 50% de desconto já a partir de 1 de Fevereiro".

O Passe 4_18 destina-se a todos os alunos entre os 4 e 18 anos de idade (funciona até ao fim do mês em que o aluno faz 19 anos) que não frequentam o ensino superior.

O passe escolar sub23 é destinado aos estudantes do ensino superior, público ou privado, até aos 23 anos.

O Governo mantém a redução de 50% aos beneficiários do Complemento Solidário para Idosos e do Rendimento Social de Inserção.