13.11.19

“A Geração i: Crianças de hoje, Adultos de amanhã - Que Futuro?” esteve em destaque em Montemor-o-Velho

in A Foz ao Minuto


Subordinado ao tema “A Geração i: Crianças de hoje, Adultos de amanhã - Que Futuro?”, decorreu, no dia 8 de novembro, o VI Encontro Inter CPCJ´S (Comissões de Proteção de Crianças Jovens), na Quinta do Outeiro, em Tentúgal. Ao longo do dia, cerca de duas centenas de técnicos participaram na iniciativa organizada pela CPCJ de Montemor-o-Velho e cuja dinamização esteve sob a responsabilidade das CPCJ´S de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira e Montemor-o-Velho, tendo também a parceria da EAPN - Rede Europeia Anti Pobreza em Portugal. Na sessão de abertura, a vereadora Paula Rama, na qualidade de presidente da CPCJ anfitriã, deu as boas-vindas aos participantes e salientou: “O objetivo deste encontro é falar das nossas crianças e jovens e dos novos desafios que lhes são apresentados todos os dias e a forma como lidam com eles”.

No momento, o padre Jardim Moreira, diretor da EAPN Portugal - Rede Europeia Anti-Pobreza, ao colocar em evidência “a importância do trabalho em rede” para tratar das questões das crianças e jovens referiu: “Defendemos que o combate à pobreza é uma questão de promoção da igualdade social. É preciso proporcionar as mesmas oportunidades para que as pessoas possam desenvolver as suas capacidades”. Com palavras de elogio a todos os envolvidos nas CPCJ´s “que fazem um trabalho incrivelmente importante em prol das crianças e jovens dos seus municípios”, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, ao lembrar que “a luta contra a pobreza é uma luta que nunca está acabada”, aludiu ainda a outros fatores de risco no desenvolvimento das crianças e jovens que devem ser estudados pelas CPCJ´s. Dando como exemplos a desigualdade de oportunidades no acesso à educação e as diversas formas de violência e agressão aos jovens, o edil montemorense alertou ainda para as questões relacionadas com o mundo digital.

“Muito obrigado pela vossa total disponibilidade gratuita e altruísta em prol das crianças, em prol dos adultos de amanhã, em prol daqueles que vão cuidar de nós, daqueles que vão tratar do nosso futuro e do futuro do nosso país”", reforçou. Durante o VI Encontro Inter CPCJ´S foi também assinado o protocolo de colaboração entre as CPCJ’s, os respetivos municípios e a EAPN Portugal. À margem da cerimónia, Emílio Torrão congratulou-se com “a iniciativa muito importante para o território” e que vem reforçar a cooperação entre as diversas entidades. De igual modo, a vereadora Paula Rama, presidente da CPCJ de Montemor-o-Velho, referiu: “As CPCJ´s já desenvolviam um trabalho conjunto, porém esta formalização vem contribuir para um maior fortalecimento da nossa atividade feita a pensar nas crianças e jovens”. Recorda-se que, desde 2013, de modo informal, as CPCJ´s de Cantanhede, Mealhada e Mira às quais, em 2017, se juntaram as Comissões da Figueira da Foz e de Montemor-o-Velho, sempre com o apoio e acompanhamento da EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza, têm cooperado e desenvolvido um trabalho de parceria.