13.11.19

Comunidade cigana é tema de debate em Beja

in A Planície.pt

“Sobrevivendo e Resistindo: comunidades ciganas, racismo e habitação” é o tema de debate que vai ter lugar em Beja.

A Escola Superior de Educação de Beja vai ser palco de uma mesa redonda sobre o tema: “Sobrevivendo e Resistindo: comunidades ciganas, racismo e habitação”, organizada pelo Núcleo Distrital de Beja da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN).

João Martins da organização do evento explicou que “a rede Europeia tem núcleos distribuídos por vários países que tem como objectivo sinalizar sinais de pobreza e a exclusão social. Vamos debater o acesso a uma habitação digna é uma condição essencial para a promoção e inclusão social de qualquer pessoa. Por isso a EAPN Portugal tem, nos últimos anos vindo a centrar a sua atenção na sensibilização da comunidade para as questões da precariedade habitacional extrema em que vivem muitas pessoas ciganas em Portugal, designadamente no distrito de Beja. Persistem ainda várias situações de exclusão habitacional para algumas famílias, exclusão esta que acaba por se repercutir no acesso a outros direitos básicos de cidadania.”

Este é um problema complexo, que importa (re)conhecer e que exige a cooperação entre poderes públicos, sociedade civil e os moradores locais. Assim o debate vai ter lugar no próximo dia 25 deste mês às 15h, na Escola Superior de educação de Beja.