28.11.19

Aveiro: Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal promove encontro nacional de associados

Agência Ecclesia

Porto, 28 nov 2019 (Ecclesia) – A Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) – Portugal vai promover um encontro de associados, esta sexta-feira, a partir das 09h30, em Aveiro.

“Hoje temos a pobreza em cima da mesa e temos um trabalho em todos os distritos com entidades e autoridade locais onde este problema é analisado, feito diagnóstico”, disse à Agência ECCLESIA o presidente da EAPN-Portugal.
O padre Agostinho Jardim Moreira considera que o trabalho da instituição criou uma “mentalidade para que mudem comportamentos e atitudes”, principalmente através da formação dos agentes, técnicos, e instituições, e se crie uma “nova cultura de olhar o ser humano como ser de pleno direito”, que não pode “viver da esmola e na miséria”.

“A rede conseguiu um trabalho muito importante. Quando começamos em Portugal nem se falava de pobreza, era um destino fatídico para muitos que se tratavam pela caridadezinha”, afirma o sacerdote da Diocese do Porto.
Sediada no Porto, a ação da EAPN Portugal “estende-se a todo o país”, através de 18 Núcleos Distritais; em 2009, por exemplo, criou os Conselhos Locais de Cidadãos que dão a “oportunidade” a um grupo de cidadãos que “vivenciam, ou já vivenciaram, situações de pobreza e/ou exclusão social” pronunciarem-se sobre as “suas realidades, necessidades e prioridades”.

‘28 anos de atuação da EAPN Portugal: repensar os desafios da intervenção social’ é o tema do encontro nacional de associados que a rede promove nas instalações da IPSS ‘Florinhas do Vouga’, na Diocese de Aveiro.
“Não há indivíduos em situação de pobreza, há sempre famílias em situação de pobreza, e o enfoque deve assentar essencialmente nas famílias carenciadas”, realçou o padre Agostinho Jardim Moreira.

A European Anti Poverty Network é a “maior rede europeia de redes nacionais, regionais e locais de organizações não-governamentais, bem como de organizações europeias “ativas na luta contra a pobreza”, atuando em 31 países, e foi fundada em 1990, em Bruxelas; E um ano depois em Portugal.

“Quando chegou a Bruxelas e pediram os números dos pobres e desempregados não tínhamos dados oficiais, parecíamos um paraíso sem problemas”, recordou o presidente da rede, que comentou o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento, do Instituto Nacional de Estatística (INE).

A EAPN Portugal foi criada a 17 de dezembro de 1991, é reconhecida como Associação de Solidariedade Social, de âmbito nacional, e obteve o estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), em 1995.
CB/OC