5.11.19

Desemprego cai em quase toda a Europa em setembro. Em Portugal não mexe

Ana Batalha Oliveira, in Negócios on-line

Portugal registou a mesma taxa de desemprego em setembro do que no mesmo mês do ano anterior. Em relação a agosto, houve um aumento.

A taxa de desemprego caiu em 22 dos países da União Europeia, olhando aos números do mês de setembro e comparando com os do mesmo mês do ano anterior. Portugal é um dos três que se manteve na mesma fasquia nesta ótica, tendo aumentado a taxa em relação a agosto, diz o Eurostat.

Portugal registou uma taxa de desemprego de 6,6% em setembro, a mesma obtida no mês homólogo. A Roménia e a Bélgica foram os únicos Estados-membros que acompanharam Portugal na estagnação da taxa.

Em comparação com o mês de agosto, o desemprego em Portugal aumentou. Em agosto, tinha ficado pelos 6,4%. Agora são 345.000 as pessoas desempregadas no país.

Entre as restantes nações do bloco quase todas cederam -22 -, com destaque para a Grécia – onde o desemprego recuou de 19,1% para os 16,9%, considerando os meses de julho deste ano e do anterior. Esta é ainda assim a taxa mais alta da União Europeia, seguida da de Espanha, de 14,2%. Também o Chipre e a Estónia tiveram das descidas mais pronunciadas, aliviando a taxa de 8% para 6,6% e de 5,3% para 3,9%, respetivamente.

Os países onde o desemprego é menor são a República Checa (2,1%) e a Alemanha (14,2%).