26.4.23

Abertas candidaturas para premiar projetos sociais que apoiem pessoas mais velhas

in TSF



O Prémio Seniores do BPI e da Fundação "la Caixa" tem 1,3 milhões de euros para projetos sociais dirigidos aos mais velhos. O objetivo é "Ajudar quem ajuda", fortalecendo a resposta social nacional.


Num momento em que as condições socioeconómicas, especialmente das populações mais vulneráveis, estão em degradação, tornam-se essenciais as iniciativas que destacam e impulsionam os projetos sociais que empoderam as pessoas e possibilitam melhores condições de vida.

É esse o objetivo do Prémio Seniores, inserido nos Prémios BPI Fundação "la Caixa", que apoia, desde 2013, projetos que promovem a autonomia pessoal e o bem-estar das pessoas mais velhas, com especial atenção para a promoção da autonomia, para a prevenção de situações de isolamento e solidão e para o apoio às situações de doença.

A edição deste ano, que é já a 11.ª, disponibiliza 1,3 milhões de euros para apoiar respostas sociais de entidades do terceiro setor dirigidas a pessoas mais velhas nas seguintes áreas prioritárias:

Promoção da autonomia pessoal e prevenção da fragilidade;

Intervenção em situações de solidão não desejada e isolamento social e digital;


Apoio sociossanitário e psicossocial às pessoas em situação de doença, fim de vida ou cuidados paliativos.

Se faz parte ou conhece uma entidade cuja intervenção se encaixa neste prémio, tem até 2 de maio para apresentar as candidaturas através da Plataforma dos Prémios. O regulamento está disponível para consulta aqui.


"Ajudar quem ajuda"

Depois submetida a candidatura, todos os projetos que cumpram os requisitos avançam para uma avaliação técnica. As candidaturas mais pontuadas passam à segunda fase de avaliação e são submetidas a um novo exame feito por um grupo de mais de duas dezenas de colaboradores e reformados do BPI, que em regime de voluntariado, reúnem com todas as entidades. Esta prática inovadora, aponta a instituição organizadora dos prémios, "enriquece os processos de avaliação e de humanização do banco".

É dada prioridade a projetos de inovação social e que recorram a voluntariado

As mais pontuadas passam depois à terceira fase e são avaliadas pelo júri quanto aos aspetos como a capacidade da entidade, a justificação do projeto, os objetivos, metodologias e atividades do projeto, o impacto na sociedade, o orçamento e viabilidade e a qualidade geral do projeto. É ainda dada prioridade a projetos que reúnam a participação comunitária e territorial, como por exemplo participação de voluntariado, e que apresentem uma solução inovadora, ou seja distinta e com impacto positivo face aos recursos utilizados.

Esta iniciativa insere-se na política de responsabilidade social do BPI e é financiada pela Fundação "la Caixa", com o objetivo de fortalecer as instituições privadas sem fins lucrativos que têm feito um trabalho exemplar nesta área. Sob o lema "Ajudar quem ajuda", já foram distinguidos 288 projetos ligados aos mais velhos, uma contribuição de 7,5 milhões de euros com impacto na vida de mais de 68 mil pessoas mais velhas. O próximo projeto apoiado poderá ser o seu. Inscreva-se.