28.7.09

Linha de crédito de 100 milhões para o turismo algarvio

in Jornal de Notícias

Portugal vai ter uma linha de crédito de 100 milhões de euros para apoiar o sector do turismo e fazer face à crise económica e financeira mundial, anunciou hoje, segunda-feira, o ministro da Economia.

Na sessão de esclarecimento do "Programa de Qualificação-Emprego", que decorreu esta segunda-feira em Faro, na Escola de Hotelaria e Turismo, Teixeira dos Santos anunciou que o Algarve iria ter uma nova linha de crédito de 100 milhões de euros.

Teixeira dos Santos acredita que "esta linha de crédito de 100 milhões de euros possa vir a ser um apoio importante num sector [o Turismo] que está atravessar dificuldades um pouco por todo o mundo e, em particular no nosso país e, muito em particular, no Algarve".

"Temos consciência das dificuldades no domínio do financiamento à actividade [turística] e nos problemas de tesouraria e parece-nos importante que, nas linhas PME Invest, possamos dar um apoio, principalmente de tesouraria, no âmbito do fundo de maneio às empresas algarvias".

O apoio do Estado através da linha de crédito e do programa "Qualificação-Emprego" pretende evitar que possa haver um agravamento das condições do mercado de trabalho no sector do turismo depois do Verão.

"Este é o momento ideal, porque chega antes do final da época alta e as maiores dificuldades na manutenção do emprego no sector turístico vão surgir depois da época turística. Este programa vem no tempo certo, porque de facto define um horizonte que poderá ser mais tranquilizador para os operadores turísticos e para os trabalhadores", adiantou o ministro.

O programa "Qualificação-Emprego" está a partir de hoje, segunda-feira, aberto a "todas as empresas algarvias" e vai permitir aos trabalhadores em risco de ficarem sem emprego ou com redução de horário poderem ter formação e continuar vinculados às empresas recebendo o mesmo salário líquido.

No limite, as empresas podem abranger 100% dos trabalhadores neste programa e as candidaturas podem ser renovadas.

O programa destina-se a todo o tipo de empresas, desde que economicamente viáveis, com "situação temporária de excesso de mão-de-obra e com forte perspectiva de plena utilização dessa mão-de-obra.

O programa consiste em dar formação aos trabalhadores durante os períodos de redução temporária do período normal de trabalho (PNT) ou suspensão de contratos de trabalho nas empresas e o objectivo para melhorar os níveis de qualificação das pessoas quando regressarem ao trabalho.

O Turismo do Algarve, através do seu presidente Nuno Aires, disponibilizou-se para criar um documento e um gabinete de apoio aos empresários para beneficiar do programa "Qualificação-Emprego" de modo a "desmistificar a complexidade do programa".