23.7.09

Pobreza: Estudo coloca região Norte entre as mais pobres da UE

in Diário Digital

Um estudo elaborado pelo Centro de Estatística da Associação Nacional das PME e pela Universidade Fernando Pessoa, para a Comissão Europeia, coloca a região Norte entre as mais pobres da União Europeia e Trás-os-Montes como a sub-região mais pobre. Uma situação que leva a Associação Nacional das PME a questionar hoje sobre o «desperdício» dos fundos comunitários.

O «Estudo sobre a Pobreza na Região Norte de Portugal», elaborado pelo Centro de Estatística da Associação Nacional das PME e pela Universidade Fernando Pessoa, para a Comissão Europeia, indica que a região Norte é a mais pobre de Portugal e está entre as 30 mais pobres das 254 regiões da UE25, enquanto Trás-os-Montes é classificada como a Sub-Região mais pobre da UE27.

Segundo o mesmo documento, enquanto em 2005/2006 havia cerca de 693 000 pobres na região, em 2009, existia cerca de um milhão «resultado do encerramento de muitas unidades fabris e falência de outras empresas que levaram ao despedimento de milhares de trabalhadores com a consequente redução dos seus rendimentos».

Diário Digital / Lusa