22.7.09

Novos fundos de capital de risco para a internacionalização

Catarina Craveiro, in Jornal de Notícias

O Estado irá lançar, este mês, concursos para fundos de capital de risco destinados à internacionalização das pequenas e médias empresas (PME), para os quais serão afectos 250 milhões de euros.

O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Economia na comissão parlamentar de Assuntos Económicos: "Vamos lançar até ao final de Julho, no âmbito do programa COMETE, do QREN, concursos para novos fundos de capital de risco, orientados para a internacionalização das PME".

Os fundos vão permitir criar empresas com maior base de inovação, financiar PME e apoiar a actividade dos Business Angels, investidores alternativos aos meios tradicionais de financiamento de empresas.

Durante a audição, Teixeira dos Santos reforçou ainda a importância das linhas de crédito para o apoio às PME e a criação de fundos para a recuperação das empresas. Segundo o responsável pela pasta da Economia, desde o início do ano, o Governo já disponibilizou 5,5 mil milhões de euros para 37 mil empresas, sendo que mais de 26 mil foram apoiadas com medidas para fazer frente à actual conjuntura. No total, são 500 mil os trabalhadores abrangidos pelas linhas de crédito disponibilizadas pelo Estado, que permitem às empresas dispor dos recursos disponíveis para o seu financiamento. Entre os mais beneficiados destaca-se o sector automóvel, têxtil e da madeira, que adoptaram medidas de incentivo ao emprego e à internacionalização. Teixeira dos Santos deu como exemplo, os 5100 trabalhadores do ramo automóvel que estão a beneficiar do apoio do programa específico.