26.7.09

Criada nova entidade para promover turismo do Porto e do Norte no estrangeiro

Álvaro Vieira, in Jornal Público

Adeturn caminha para a insolvência, com dívidas de 1,2 milhões de euros. Presidente da Entidade Regional de Turismo não confirma se é candidato à liderança da nova associação


A promoção turística do Porto e do Norte de Portugal no estrangeiro vai ser assegurada por uma nova entidade, denominada Associação de Turismo do Norte de Portugal (ATNP), criada para substituir a agência regional Adeturn-Associação para o Desenvolvimento do Turismo na Região Norte cuja dissolução foi aprovada pelos sócios há um mês.

Fundada em 1992, e com associados como a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Área Metropolitana do Porto (AMP), Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP), Pólo do Douro, Ana-Aeroportos de Portugal, Administração dos Portos de Douro e Leixões, Associação Empresarial de Portugal e diversas associações empresariais de hotelaria e restauração, a Adeturn sucumbiu devido às dívidas e, sobretudo, à falta de entendimento com o Turismo de Portugal, cujas transferências representavam mais de metade do seu orçamento.

A nova entidade foi criada na terça-feira passada, através da alteração dos estatutos da antiga Porto Convention Bureau - Associação de Turismo do Porto (ATP), que tinha sido criada por grande parte dos sócios da Adeturn para angariar, para a região, a realização de congressos internacionais.

Sem "Douro" no nome

No conselho-geral de terça-feira, os associados, além da mudança de designação, decidiram alterar também a missão e o âmbito de representação da ATP: esta deixa de ser uma associação da Área Metropolitana do Porto para assumir uma representatividade regional; e deixa de se dedicar à captação de congressos para assumir a promoção externa tout court do turismo da região. O conselho decidiu ainda que as entidades públicas e privadas, singulares e colectivas que eram apenas sócias da Adeturn, mas não da ATP, serão também associadas, se assim o entenderem, da nova associação de promoção externa.

Apenas o Instituto dos Vinhos do Porto e do Douro votou contra a nova designação, por entender que a ATPNP deveria incluir a palavra "Douro". A maioria recusou esta pretensão, observando que não era possível incluir na nova designação referências a todas as sub-regiões e produtos que a nova associação representa.

Há um mês, na assembleia da Adeturn em que foi aprovada a dissolução e pedido de insolvência da associação, foi também nomeada uma comissão liquidatária que é presidida por Júlio Meirinhos, membro da direcção da ERTPNP. A Adeturn chega ao fim com um passivo da ordem dos 1,2 milhões de euros.

Não tomou posse

Há cerca de dois meses, realizaram-se eleições na associação, com Melchior Moreira, o presidente da ERTPNP, a liderar uma lista de consenso. Melchior Moreira foi eleito, mas recusou-se a tomar posse. "Fui eleito com o compromisso de que só tomaria posse, se fosse possível chegar a um compromisso com o Governo para resolver grande parte do passivo. Não houve essa abertura..."

Tal como outros sócios da Adeturn ouvidos pelo PÚBLICO, Melchior - que não se pronuncia sobre a última gestão da associação - considera que o Turismo de Portugal tem "grandes responsabilidades" na falência da Adeturn, com a qual contratualizara a promoção externa da região. "Se achava que o que foi contratualizado não estava a ser respeitado, se havia falhas técnicas, devia denunciar o contrato, em vez de deixar andar e de se envolver em guerras", critica.

Melchior Moreira não confirma que será candidato à liderança da ATPNP, mas mantém que a promoção turística externa e interna de uma região devia ser feita por uma única entidade. Como a promoção no estrangeiro continua fora das atribuições das entidades regionais de turismo, afirma que a ERTPNP tem "óbvio interesse em estar na ATPNP, para ser parte da solução e não do problema".