23.7.09

Denúncias de violência doméstica duplicam

in Jornal de Notícias

Número de casos de violência doméstica detectados pelos centros de saúde do distrito de Bragança duplicou em 2008. É lançada hoje, quinta-feira, uma campanha de sensibilização.

O Agrupamento de Centros e Saúde de Saúde (ACES) do Nordeste apresenta a campanha esta tarde.

Em comunicado, o organismo regional de saúde revela que a iniciativa surge no seguimento do trabalho em curso, há dois anos, que resultou na criação, em todos os centros de saúde da região, de núcleos de violência doméstica.

Nestes núcleos trabalham profissionais das áreas médica, de enfermagem, do serviço social, da psicologia e ainda das áreas jurídica e administrativa.

"Fruto deste trabalho, as situações sinalizadas têm vindo a aumentar, num claro romper de silêncio por parte das vítimas, que mais informadas e mais apoiadas ganham coragem para denunciar os maus-tratos de que são alvo em contexto familiar", refere o ACES.

De acordo com os dados revelados, "em 2008 foram referenciados 50 casos, mais do dobro dos casos sinalizados em 2007, ano em que apenas 21 casos acabaram conhecidos".

Do total de casos sinalizados, mais de 30 estão ainda a ser acompanhados e outros 26 foram encaminhados para outras instâncias.

Segundo os números do ACES Nordeste, 25 vítimas que passaram por estes núcleos optaram pela apresentação de queixa-crime junto das autoridades.

A maioria (71 por cento) dos profissionais que trabalha nos núcleos já recebeu formação específica sobre a problemática da violência doméstica.