24.7.09

Presidente do IEFP aponta estagnação do desemprego em relação a Maio

in Jornal de Notícias

O presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Francisco Madelino, realçou hoje, quinta-feira, o facto de os dados de Junho apontarem uma "estagnação" em termos mensais, mas afirmou que o desemprego continua em "níveis muito elevados".

De acordo com os dados divulgados pelo IEFP, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Junho aumentou 0,1 por cento relativamente ao mês anterior e subiu 28,1 por cento em termos homólogos.

Em declarações à agência Lusa, Francisco Madelino realçou o facto de em Junho, pelo segundo mês consecutivo, os dados relativos ao número de inscritos nos Centros de Emprego indicarem "uma estagnação do crescimento do desemprego".

"Quer no mês passado [Maio], quer este mês [Junho], os dados dão uma estagnação do crescimento do desemprego, embora essa estagnação não possa significar qualquer tipo de regozijo", afirmou o presidente do IEFP, salientando que "esta estagnação se opera com o desemprego ainda em níveis muito elevados".

"O desemprego continua em níveis elevados na sociedade portuguesa", acrescentou, defendendo que "toda a política pública tem de ser concentrada no sentido de consolidar o crescimento económico, porque só com crescimento económico se pode passar de uma estagnação do desemprego para uma redução do desemprego".

Pela positiva, Francisco Madelino destacou o facto de as ofertas de emprego e do número de colocações terem aumentado pelo segundo mês consecutivo.

"As ofertas de emprego, em termos homólogos, aumentaram cerca de 20 por cento e as colocações feitas pelos centro de emprego cerca de 10 por cento", disse.