20.7.09

Sector perde quase 10% dos empregos nos dois últimos anos

in Diário de Notícias

O sector da Indústria cerâmica perdeu quase 10% do seus postos de trabalho nos últimos dois anos, disse hoje à agência Lusa o presidente da Associação Portuguesa da Indústria Cerâmica (APICER).

De acordo com Duarte Garcia, o sector é constituído por 703 empresas que dão emprego a 22.994 pessoas e nos últimos dois anos perdeu 2.000 empregos.

A APICER, em colaboração com o Barclays e a Galp Energia, desenvolveu um Plano Estratégico de médio prazo para o sector da Cerâmica, com o objectivo de reforçar a competitividade das empresas e reforçar a imagem do sector a nível mundial.

O Plano será apresentado publicamente na terça-feira, em Lisboa, e tem como base um estudo elaborado pela Sociedade Portuguesa de Inovação, que faz um diagnóstico detalhado do sector da cerâmica em Portugal.

Para isso foram auscultadas mais de cinco dezenas de empresas, associações empresariais universidades e centros tecnológicos.

Segundo Augusto Medina, um dos responsáveis pelo estudo, o actual momento económico "tornou mais premente uma reorientação estratégica que se adivinhava ser essencial para garantir a afirmação do sector".

"Este momento afigura-se como uma oportunidade, na medida em que se assiste a um reposicionamento dos principais players a nível internacional e a profundas alterações nos mercados", afirma o professor.

O sector da cerâmica inclui os subsectores da cerâmica estrutural, cerâmica de pavimentos e revestimentos, cerâmica de louça sanitária, cerâmica utilitária e decorativa e cerâmicas especiais.

Este tecido empresarial tem um volume de negócios de 1.225 milhões de euros (1,7 por cento do total da indústria transformadora), vende 632,5 milhões de euros nos mercados internacionais, o que representava, em 2007, 1,68 por cento das exportações nacionais.