10.12.10

400 restaurantes vão dar comida aos carenciados

por Patrícia Jesus, in Diário de Notícias

Rede apresentada hoje em jantar com Cavaco. Restaurantes têm de se inscrever


Cerca de 400 restaurantes já revelaram à Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) a vontade de participar na campanha "Direito à Alimentação", uma iniciativa para aproveitar as sobras e desperdícios do sector de forma a alimentar as "famílias e os cidadãos carenciados".

No entanto, as inscrições só começam hoje, dia em que esta Rede Nacional de Solidariedade é apresentada, num jantar com a presença e patrocínio do presidente da República, Cavaco Silva. É preciso esperar alguns dias, portanto, para ver quantos passam das palavras aos actos, explica fonte da AHRESP.

O site onde os restaurantes podem inscrever-se fica hoje operacional (em www.direitoalimentacao.org) e será um instrumento para coordenar uma rede que deve entrar em funcionamento só em 2011, diz a mesma fonte.

A associação espera que seja possível evitar o desperdício, doando os alimentos directamente às instituições de solidariedade social, através das autarquias, que fornecerão o transporte. A Câmara de Lisboa é uma das que já aprovou esta iniciativa - ontem e por unanimidade. O projecto-piloto está a ser desenvolvido em Oeiras, pela autarquia e pela ASAE e deverá ser alargado a outras câmaras.

Outra possibilidade para os restaurantes e hotéis que quiserem contribuir é fornecerem refeições a quem apresentar "senhas de refeição", distribuídas aos mais carenciados. Aos estabelecimentos que aderirem, a AHRESP dará uma placa para colocarem na porta.