por Patrícia Jesus, in Diário de Notícias
Rede apresentada hoje em jantar com Cavaco. Restaurantes têm de se inscrever
Cerca de 400 restaurantes já revelaram à Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) a vontade de participar na campanha "Direito à Alimentação", uma iniciativa para aproveitar as sobras e desperdícios do sector de forma a alimentar as "famílias e os cidadãos carenciados".
No entanto, as inscrições só começam hoje, dia em que esta Rede Nacional de Solidariedade é apresentada, num jantar com a presença e patrocínio do presidente da República, Cavaco Silva. É preciso esperar alguns dias, portanto, para ver quantos passam das palavras aos actos, explica fonte da AHRESP.
O site onde os restaurantes podem inscrever-se fica hoje operacional (em www.direitoalimentacao.org) e será um instrumento para coordenar uma rede que deve entrar em funcionamento só em 2011, diz a mesma fonte.
A associação espera que seja possível evitar o desperdício, doando os alimentos directamente às instituições de solidariedade social, através das autarquias, que fornecerão o transporte. A Câmara de Lisboa é uma das que já aprovou esta iniciativa - ontem e por unanimidade. O projecto-piloto está a ser desenvolvido em Oeiras, pela autarquia e pela ASAE e deverá ser alargado a outras câmaras.
Outra possibilidade para os restaurantes e hotéis que quiserem contribuir é fornecerem refeições a quem apresentar "senhas de refeição", distribuídas aos mais carenciados. Aos estabelecimentos que aderirem, a AHRESP dará uma placa para colocarem na porta.


