16.3.11

Cardeal patriarca considera "um erro histórico" não ouvir "as multidões" que exigem mudanças

in Jornal Público

O cardeal patriarca de Lisboa considerou hoje ser “um erro histórico” não ouvir as multidões que exigem transformações na sociedade.
Na homilia da missa de abertura do ano judicial, hoje realizada na Sé de Lisboa, José Policarpo realçou que “a sede de justiça é mobilizadora, pode originar movimentos de transformação da sociedade” e considerou que se está a assistir “no momento presente, a grandes movimentos de transformação da sociedade, originados nessas multidões sedentas de justiça”.

Para o cardeal patriarca, “está a criar-se uma consciência colectiva, cada vez mais abrangente, a exigir reformas na justiça”, sendo, “um erro histórico não ouvir essas multidões”.

“A sua reivindicação é clara: querem caminhos renovados de construção da justiça”, disse.

Perante uma plateia de juízes, procuradores e famílias, José Policarpo sustentou que “a busca da justiça é um processo cultural e espiritual, supõe a educação, a ordem ética, uma sã antropologia”.

Para o alto dignitário da igreja católica “um Estado de Direito é apenas uma dimensão de uma sociedade justa, onde a dignidade do homem seja respeitada e promovida”.

E, sustentou, “o clamor colectivo tem de ser escutado, tem de nos mobilizar a todos para sermos justos, pois só homens justos podem construir uma sociedade justa”.