in Dinheiro Vivo
Sabia que o primeiro rastilho para as manifestações que mais tarde viriam a ser conhecidas como a "Primavera Árabe" foram causadas pelo crescente preço dos alimentos? A volatilidade dos mercados tem levado a subidas em flecha. Mas o que justifica esta escalada? Sandra Jódar, do departamento de Análise Económica do banco espanhol La Caixa, explica.
1. Mais procura e menos oferta. A população mundial tem vindo a crescer exponencialmente e não dá sinais de abrandar. Como há poucas reservas, menos oferta e cada vez mais bocas para alimentar, o impacto sobre os preços é imediato.
2. Mais população nos centros urbanos e mais poder de compra em alguns países pobres. Quem tem um nível de vida alto e vive longe do campo, exige mais alimentos, o que origina uma ligação directa entre a procura e os custos. Só para se ter uma ideia, no caso do milho, 58% da volatilidade dos preços pode ser explicada por esta causa…
3. Energia e biocombustíveis. Tradicionalmente, o preço dos alimentos acaba por estar directamente ligado ao da energia, devido ao custos de produção. Actualmente, a esta questão junta-se o cada vez mais intenso usos de productos agrícolas na produção de biocombustíveis. A OCDE estima que entre 2005 e 2007 metade do aumento da produção de cereais se destinou aos biocombustíveis.
4. Mercados. O papel da especulação nos mercados de futuros e derivados agrícolas na subida dos preços é difícil de quantificar, mas há uma relação negativa entre o preço dos produtos e a actual crise da dívida. Porquê? Porque pode levar a uma subida do custo dos alimentos e à acumulação preventiva de stocks.
5. Políticas restritivas. Tanto os países desenvolvidos, como os em vias de desenvolvimento, actuam sobre os mercados internos perante os picos de preços. Os primeiros com medidas para proteger os produtores (aumentando os preços), os segundos apostando na segurança alimentar das populações (para reduzir os preços). Estas restrições ao comércio alteram o mercado internacional e impulsionam a volatilidade dos preços.



