26.10.11

Demógrafo alerta para acelerado processo de desertificação do Interior

in TSF

Para Leston Bandeira, a desertificação que está a afectar o Interior está também a fazer-se sentir já em algumas zonas do Litoral.

O demógrafo Leston Bandeira alertou para o acelerado processo de desertificação do Interior do país, que também já está a afectar algumas zonas do Litoral, uma das conclusões tiradas dos dados preliminares do Censos 2011.

«O aspecto que mais me impressiona é que o processo de desertificação e perda de população no Interior se agravou bastante. Aliás, pode-se dizer que a fronteira entre o Litoral e o Interior é cada vez mais ténue», adiantou.

Para este demógrafo, «o Interior vem cada vez mais para o Litoral», uma vez que as «dinâmicas demodgráficas» de algumas regiões do Litoral «enfraqueceram bastante».

«A desertificação que se verificava apenas no Interior está a alastrar-se. No fundo, temos um retrato territorial que é constituído cada vez mais por ilhas que se formaram à volta das áreas metropolitanas, principalmente, a de Lisboa, Algarve e, em parte, na zona do Porto», frisou.

Leston Bandeira diz, por isso, que se pode concluir destes dados preliminares que há «transformações estruturais que pesarão bastante no futuro da nossa população e no futuro do país».