26.10.11

Aprovem já alargamento de licença de maternidade

in Diário de Notícias

A eurodeputada socialista Edite Estrela pediu hoje aos Estados-membros para acelerarem a aprovação da extensão da licença de maternidade, que está há um ano por decidir, após ter tido luz verde do Parlamento Europeu (PE).

"É inaceitável que, um ano depois de o meu relatório ter sido aprovado por larga maioria no PE, o Conselho (de Ministros da UE) não se tenha ainda pronunciado sobre essa proposta", disse a eurodeputada, numa intervenção na sessão plenária da Eurocâmara, em Estrasburgo.

"A crise tem servido de álibi para tudo, parece que há dinheiro para tudo menos para as políticas sociais, e o Conselho decide mais rapidamente socorrer os bancos do que os Estados-membros e isso é inaceitável", salientou ainda.

Classificando a sua proposta como "exequível" e "sensata", que inclui o faseamento da entrada em vigor nos 27, a eurodeputada lamentou que o Conselho não esteja disponível para a adoptar. A proposta aprovada em Outubro de 2010 pelo PE amplia o período de maternidade para 20 semanas pagas na íntegra.