24.10.11

Grace leva mais de 400 voluntários a abraçar causas solidárias

in Cyber Jornal.net

São mais de 400 os voluntários das maiores empresas nacionais que vão trocar o local de trabalho por uma iniciativa de solidariedade, esta sexta-feira, dia 21 de Outubro, em Lisboa, dedicando desta forma um dia à responsabilidade social, no âmbito do GIRO 2011, a maior acção de voluntariado empresarial em Portugal.

A Associação Crescer Ser é uma das instituições que vai receber os voluntários do GRACE em Lisboa. A sua sede, em Alfama, e uma das casas de acolhimento, a Casa da Encosta, em Carcavelos, vão ser remodeladas, pintadas e decoradas. Também as instalações da União Zoófila vão ser alvo de remodelações, ao passo que nas lojas Makro de Alfragide e Cascais vai ser feita uma campanha de recolha de alimentos e brinquedos para animais.

A reflorestação do Parque Florestal de Loures é outra das ações que vai decorrer neste dia, com 130 voluntários a fazerem a limpeza de plantas infestantes dos viveiros deste parque. O GRACE vai ainda oferecer 1500 árvores e plantas que serão plantadas mais tarde, assim que as condições climatéricas o permitam. Em parceria com a EMAC, quase 200 voluntários vão recolher o lixo da zona costeira, desde Cascais até ao Guincho, garantindo a manutenção desta zona protegida e estendendo a ação do GIRO à área ambiental.

A 6ª Edição do GIRO chega a dez cidades

A maior acção de voluntariado empresarial em Portugal está de volta para a sua sexta edição. Este ano, o GIRO chega a mais cidades e alarga o seu âmbito de actuação para a protecção do ambiente, a defesa dos animais e a inclusão desportiva, além da já habitual requalificação de espaços pertencentes a instituições de solidariedade social.

Passar um dia fora do posto de trabalho para abraçar uma causa solidária é o desafio que o GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial – propõe às empresas associadas, como forma de as alertar para a importância da responsabilidade social empresarial.

“Esta é uma excelente oportunidade para fazer a diferença, para demonstrar o empenho das empresas e a importância do investimento em projetos de responsabilidade social. O ponto alto do GRACE acontece quando a maioria dos nossos associados deixam o posto de trabalho para dedicarem um dia inteiro a uma causa ou instituição com a qual se identificam e isso está a acontecer novamente este ano” refere Conceição Zagalo, Presidente do GRACE, acrescentando que “é um grande orgulho ver o projecto GIRO crescer de ano para ano”.

Em 2011, são dez as cidades que recebem esta iniciativa, num total de mais de 600 voluntários e de 14 associações de solidariedade social que vão beneficiar deste projecto. Recolha de alimentos para a União Zoófila, remodelações em casas de acolhimento, clínicas de golfe para crianças desfavorecidas, são algumas das actividades desta edição.

Dia 14, no Porto, em Braga e Amarante, mais de 120 voluntários estiveram presentes para o arranque do GIRO 2011. É agora a vez dos associados do GRACE de Lisboa dedicarem um dia a causas sociais. Seguem-se o Algarve (28 de outubro), a Madeira (4 de novembro), Coimbra e a Guarda (11 de novembro).

Este ano, o GIRO conta com a participação total de mais de 600 voluntários das empresas associadas do GRACE - Fundação PT, FLAD, Accenture, Delta Cafés, NYSE Euronext, ANA Aeroportos, Secil, CitiBank, Grafe, Unicer, Vieira de Almeida & Associados, Grupo Auchan, Danone, Lusitânia, Edifer, Linklaters, Alcatel-Lucent, Xerox, Ritz FourSeasons, Hill&Knowlton, Daniela Benoliel, Jones Lang La Salle, Caos, Makro, IBM, Indesit Company, Youngnetwork, SAP, Miranda e Associados, Essilor, Pfizer, Pousadas de Portugal, AdvanceCare, TerraDesign, Grupo Lift, Prosegur, Vale do Lobo, Servilusa, Galp Energia, Eurest, Montepio, CH Business Consulting, SoundStation, Soares da Costa, Ecoprogresso, Laranja Mecânica e BP, contando ainda com a parceria dos Arquitectos Sem Fronteiras.

O Giro é a iniciativa de voluntariado empresarial com maior dimensão nacional que já contou com mais de 2.500 voluntários, 12 mil beneficiários e 90 Associados. São realizadas várias intervenções a nível nacional – mês de Outubro e primeiras duas semanas de Novembro –, com vista à melhoria da qualidade de vida de jovens e crianças em risco, idosos, à defesa dos animais e à recuperação de espaços naturais.

Recorda-se que o GRACE - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial - foi formado em 25 de Fevereiro de 2000 por um conjunto de empresas, maioritariamente multinacionais, que tinham como denominador comum o interesse em aprofundar o papel do sector empresarial no desenvolvimento social. O GRACE foi pioneiro enquanto associação portuguesa sem fins lucrativos dedicada à problemática da Responsabilidade Social Empresarial.