28.10.11

Pensões mais baixas vão subir 3,1% em 2012

in Jornal de Notícias

O ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, afirmou, esta sexta-feira, que as pensões mínimas terão um aumento de 3,1% em 2012, em linha com a inflação.

"As pensões mínimas de 189 euros, de 227 euros e de 246 euros terão um aumento de 3,1%, em linha com a inflação", afirmou Pedro Mota Soares, na Comissão do Orçamento e Finanças, no Parlamento.

De acordo com o ministro da tutela, "numa altura em que se pedem sacrifícios, é importante dar um pouco mais a quem tem muito pouco, pois os portugueses estão disponíveis para aceitar a austeridade, mas também exigem ao Governo um tratamento que dê um pouco mais a quem tem muito pouco".

E acrescentou: "Neste cenário de dificuldades, esse aumento é em linha com a inflação e fará com que estes pensionistas não percam poder de compra".

As declarações de Mota Soares sucederam a intervenção da deputada do BE, Mariana Aiveca, que questionou o governante sobre se o Governo estaria em condições de garantir o aumento das pensões mínimas já no próximo ano.