28.10.11

Coimbra: Empreendedorismo Social para cidadãos sem abrigo

in Cnotícias

A Associação Hemisférios Solidários já levantou do chão a instalação “Faz Xeque–Mate à Pobreza”, mas já está a levantar do chão outras iniciativas. Actualmente decorre em Riga, Letónia, o Projecto Europeu de Empreendedorismo Social “Change Laboratory”, em que os Hemisférios Solidários estão a participar e são representados por duas assistentes sociais de Coimbra, Susana Pinto e Rita Coelho.

Este Projecto Europeu iniciou-se no dia 27 de outubro e decorre até 31 de outubro. Junta mais de 30 jovens e especialistas de organizações europeias da Letónia, Polónia, Estónia, Eslováquia, Lituânia, Eslovénia, República Checa, Hungria, Suécia, Grécia, Roménia, e Portugal (Hemisférios Solidários) com o objectivo de conjuntamente desenvolverem um projecto formativo sobre o empreendedorismo social. Este projecto promove a cidadania activa e a participação dos jovens através do desenvolvimento das suas capacidades e competências ao nível do empreendedorismo social nas organizações da sociedade civil.

Os Hemisférios Solidários já apresentaram os seus projectos, designadamente o seu Laboratório das Artes, a Republica Social e a nossa primeira marca de empreendedorismo com sem abrigo intitulada “Com-sigo”.

Este Projecto tem ainda como objectivo encorajar os jovens à auto-iniciativa e ao desenvolvimento de capacidades de analisar obstáculos e oportunidades dentro do sector social e identificar estratégias que potenciem a mudança no 3º Sector.

O Projecto está construído na base do modelo de aprendizagem experiencial e está focado no desenvolvimento de hábitos de pensamento independente, empreendedorismo e sentido de responsabilidade para com a comunidade em que habitam.

O modelo de aprendizagem experiencial integra casos práticos que vão ao encontro dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio enquanto enquadramento para uma mudança positiva e efectiva da nossa sociedade.