11.10.11

Gestos que fazem diferença

Maria Betânia Ribeiro, in Correio do Minho

A Cáritas Arquidiocesana de Braga organizou, nos dias 8 e 9 de Outubro, uma campanha de recolha de alimentos no centro comercial ‘Minho Center’, junto ao ‘Continente’.

Apoiada por uma equipa de voluntários responsável pela entrega de sacos com o símbolo da instituição, a campanha de recolha de alimentos permite, assim, “conceder um apoio mais efectivo a todas as famílias carenciadas que diariamente recorrem aos serviços da Cáritas Arquidiocesana de Braga”, como sublinha a organização da iniciativa.

D. Jorge Ortiga, arcebispo primaz de Braga, realçou a importância da participação na campanha promovida, quer através do trabalho voluntário, quer através da doação de alimentos, numa nota publicada no site da diocese de Braga. “Neste início de ano pastoral, deixemos que o alimento da Palavra de Deus nos questione e nos proponha a partilha como forma de alimentar a carência existencial de tantas pessoas”, apela o arcebispo primaz. Andreia Pinto e Maria Augusta Seixas foram voluntárias na campanha da instituição de acção social da Igreja Católica e revelam o gosto pela partilha e solidariedade social.

“A experiência para quem está cá a ajudar está a ser muito boa”, adianta Andreia Pinto. “Acho que, mesmo em tempos de crise, as pessoas aderem muito mais ao voluntariado e, ao mesmo tempo, contribuem sempre naquilo que podem, isto é, nem que seja com um bocadinho”, explica a jovem voluntária.

Tratando-se de uma instituição “que toda a gente conhece”, a campanha de recolha de alimentos para a Cáritas é, do ponto de vista da voluntária, bem aceite pela comunidade.

“As pessoas que contribuem conhecem de certeza o trabalho que a Cáritas faz em Braga”, salienta Andreia Pinto, realçando, ainda, que, como “já sabem quais são os fins”, os doadores “ajudam muito mais”.

De acordo com a voluntária, que marcou presença nos dois dias de campanha, pela experiência de sábado, “a recolha correu muito bem”. “Em duas horas, conseguimos encher sempre uma caixa, o que é muito bom”, aponta Andreia Pinto.

A Cáritas Arquidiocesana de Braga agradece a todos os colaboradores e voluntários o apoio na dinamização da iniciativa, expressando, ainda um agradecimento especial a todos os que contribuíram generosamente para o sucesso da campanha.