8.10.14

A UNICEF, a crise e a educação em Portugal

in Mais Educativa Online

O comité português da UNICEF divulgou um documento onde alerta para a necessidade de estudar as elevadas taxas de abandono e de insucesso escolar. Isto porque, com a crise económica, a Educação em Portugal está a ficar seriamente afetada.

O documento da UNICEF é uma análise à forma como Portugal tem aplicado a Convenção dos Direitos da Criança, e resulta da compilação de dados e das contribuições de várias instituições e Organizações não-Governamentais (ONG) nacionais, como a Confederação Nacional de Associações de Pais, o Instituto de Apoio à Criança ou a Rede Europeia Anti-Pobreza.

Segundo o mesmo, “a atual crise económica está a afetar severamente a Educação em Portugal, com um significante impacto nos recursos disponíveis para a educação”, e acrescenta que, em 2010, a Educação representava 5% do Produto Interno Bruto (PIB), “sendo estimada uma descida para 4,7% em 2011 e 3,8% em 2012″.

O relatório lembra ainda que, já este ano, foram anunciados cortes de 703 milhões de euros, para compensar os valores esperados com medidas do Orçamento do Estado, chumbadas pelo Tribunal Constitucional. Por isso, é recomendada a realização de um estudo sobre as causas do abandono e insucesso escolar, recordando que esta é a terceira principal razão para a intervenção das comissões de proteção de menores entre os jovens com 15 ou mais anos.