31.10.14

Saúde com bom senso

in CM-Gaia

A Câmara Municipal de Gaia assinou com 41 farmácias um protocolo de distribuição gratuita de medicamentos a famílias carenciadas do concelho, e um outro destinado à atribuição de vacinas de rotavírus (gastroentrite) e pneumocócica a crianças até aos dois anos de idade. O Município concedeu ainda uma redução de 10% em taxas de publicidade às farmácias aderentes.

"É justificável dizer às farmácias que podemos não dar nada, mas pelo menos não vamos tirar tudo. É um reconhecimento justo. Hoje é um dia feliz pois, numa área fundamental que é o apoio social, mostramos que temos de deixar de carpir mágoas e estamos prontos a assumir o objetivo ativado de ir ao encontro aos problemas dos cidadãos, e tentar soluciona-los", salientou Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal, na sua intervenção.

Na cerimónia, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, Eduardo Vítor Rodrigues anunciou a intenção do Município em estabelecer a imagem de bom pagador na praça pública, e também a criação de um "portfólio de incentivos" a empresas que se instalem, ou reforcem a sua posição em Gaia. Benefícios em sede de DERRAMA, isenção total e/ou parcial de licenciamentos e redução de taxas de resíduos sólidos e de publicidade são algumas das medidas definidas no portfólio.

"Queremos incentivar as empresas a instalarem-se em Gaia. Não só porque tem boas condições, não só porque é um concelho bonito e com boas acessibilidades, mas também porque temos uma posição agressiva no que diz respeito ao tecido empresarial", explicou o Presidente da Câmara Municipal.

Para beneficiar dos protocolos, os cidadãos têm de ser previamente sinalizados por uma IPSS, ou pela respetiva Junta de Freguesia. No caso da vacinação - ambas as vacinas não fazem parte do Plano Nacional de Vacinação - o protocolo é universal, e abrange todas as crianças residentes no concelho nascidas em 2013 ou 2014.