8.10.14

Quase 300 casos de tráfico humano identificados em 2013

in RR

A APAV lança, esta terça-feira, uma campanha nacional de sensibilização para o problema que se tem agravado de ano para ano.

Subiu o número de denúncias de tráfico de seres humanos em Portugal. De acordo com o relatório anual do Observatório de Tráfico de Seres Humanos, foram sinalizados, em 2013, quase 300 casos.

Juliana Moya, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), lembra que, apesar de este crime ser ainda “muito oculto”, uma vez que “as pessoas sujeitas a exploração ficam em locais escondidos, pouco acessíveis às autoridades”, os números revelam um aumento de situações identificadas.

“Em 2013, foram sinalizadas 299 potenciais vítimas de tráfico de seres humanos, o que representa um aumento de 200% em relação ao ano anterior”, diz Juliana Moya à Renascença.

Segundo a APAV, os dados estatísticos revelam que os mais atingidos por este crime são sobretudo cidadãos vindos de Africa e do Leste da Europa. “Estas pessoas não são imigrantes, não tomaram a decisão de vir para Portugal em busca de uma vida melhor. São pessoas que foram enganadas e foram parar a uma situação de abuso”, explica. Mas também há portugueses vítimas de tráfico de seres humanos, sobretudo, na vertente da exploração laboral.

A APAV lança, esta terça-feira, uma campanha nacional de sensibilização para o problema, com destaque na exploração laboral, para tornar possível o reconhecimento de situações relacionadas com este crime e prevenir situações de risco.