20.10.14

Banco Alimentar de Setúbal com lista de espera de dez mil pessoas

in Público on-line

Actualmente são apoiadas 30 mil pessoas do distrito de Setúbal, mas a pobreza continua a aumentar, diz o responsável local pelo Banco Alimentar Contra a Fome.

O Banco Alimentar Contra Fome de Setúbal distribui alimentos para mais de 30.000 pessoas, mas há mais 10.000 em lista de espera e este número não para de aumentar, revela o presidente da instituição, António Alves.

"Não é um aumento exponencial, como tinha sido até há um ano, mas tem havido algum aumento. Neste momento, temos entre 50 a 60 instituições em lista de espera, o que dá cerca de 10.000 pessoas", concretizou.

António Alves afirma que o Banco Alimentar não consegue chegar a todos os que precisam de ajuda e afirma que a pobreza continua a aumentar na região de Setúbal. Uma opinião corroborada por Manuel Cardoso, coordenador do grupo sócio-caritativo da Paróquia de São Brás, no Samouco, concelho de Alcochete, uma das muitas instituições de solidariedade social da região que ajudam centenas de famílias, com o apoio do Banco Alimentar Contra a Fome.

"No grupo sócio-caritativo de São Brás servimos, neste momento, em frescos, 44 famílias, mas temos inscritas 66, que recebem cabazes de produtos secos. Esta ajuda do Banco Alimentar é uma dádiva para as famílias carenciadas", disse Manuel Cardoso. O Banco Alimentar de Setúbal, entrega a instituições de todo o distrito mais de quatro mil toneladas de alimentos por ano, o que equivale a cerca de cinco milhões de euros", disse António Alves.