6.10.14

Grupo de trabalho para o acompanhamento das comunidades ciganas apresentou resultados de estudo

in Local.pt

NELAS – O Grupo de Trabalho para o Acompanhamento das Comunidades Ciganas, apresentou terça feira passada o resultado do estudo que efetuou sobre a caracterização da comunidade cigana residente no concelho de Nelas, e procedeu a uma reflexão conjunta acerca do desenvolvimento de estratégias exequíveis de intervenção, com a finalidade de promover uma interação positiva entre dois grupos distintos (ciganos e não ciganos), e de fomentar a participação e articulação das diferentes entidades nos domínios da educação, habitação, emprego, formação e saúde, potenciadoras de uma desejável inclusão social.

A reunião do Grupo de trabalho contou com a presença de pessoas externas, com diferentes intervenções nesta mesma área, nomeadamente da Diretora do Teatro Viriato, Paula Garcia, do encenador e ator independente, GraemPulleyn e do técnico do EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza – Núcleo de Viseu, José Machado.

O Grupo de Trabalho para o Acompanhamento das Comunidades Ciganas
Aprovado pela Rede Social do Município em reunião do Conselho Local de Ação Social de Nelas, realizada no dia 21 de Maio de 2014, este Grupo de Trabalho surgiu atendendo à escassez de estudos relativos à comunidade cigana e à necessidade manifestada, pelos vários agentes sociais do meio, em conhecer melhor esta realidade e por forma a dar cumprimento ao Plano de Ação para o ano de 2014.

A presente equipa de trabalho é constituída pelos seguintes elementos: Conselheira Local para a Igualdade de Género, Dra. Maria do Carmo Dinis; pela Técnica Superior de Serviço Social do Município, Dra. Isabel Rodrigues; pela Representante da Segurança Social, Dra. Paula Lourenço; pela Representante da Saúde, Dra. Márcia Neto; pela Representante do Emprego, Dra. Marta Rodrigues e pela Representante da Educação, Dra. Olga Carvalho sob a coordenação do Exmo. Sr. Presidente da Câmara, Dr. José Borges da Silva. Este grupo de trabalho contou, igualmente, com a colaboração da Socióloga do Município, Dra. Sara Amaral.