7.4.15

Das notas perfeitas no liceu aos problemas sérios na faculdade

por Ana Bela Ferreira, in Diário de Notícias

Pressão para os bons resultados pode acabar por ter efeitos contrários. Estudante conta como foi viver com a exigência dos pais.

Guilherme, excelente aluno no secundário, chegou ao ensino superior e viu-se confrontado com a dificuldade de manter os bons resultados que os pais sempre lhe exigiram. Sozinho numa cidade nova, o Porto, o jovem de Coimbra percebeu que não tinha métodos de estudo e nem sequer conseguia acordar cedo para ir às aulas. Em casa era a mãe que o acordava. "Precisava de ir a uma aula àquela hora, não ia, acordava e ficava frustrado comigo e já não saía de casa."

Não ir às aulas não fazia parte da forma com sempre encarou a escola. Por isso, quando, por não acompanhar a matéria, tirou um 11 ficou ainda mais isolado. "Não queria dizer algo que para os meus pais, ou para parte da família, era inadmissível que era por exemplo tirar um 11 ou uma nota mais baixa do que o normal."

O psicólogo que ajudou o estudante de engenharia a ganhar confiança e a lidar com as expectativas denuncia os efeitos negativos que a pressão excessiva dos pais pode ter na vida dos filhos. "Qual é o problema de pôr a exigência muito elevada em relação às crianças? É que se se está sempre a exigir e se acha que educar bem é exigir que faça cada vez mais e melhor. Esta criança tem uma coisa no seu quotidiano, que é "por mais que eu me esforce nunca chega, não sou suficientemente bom". Isto pode dar ao indivíduo um verdadeiro sentimento de invalidação", alerta Daniel Rijo.