20.7.16

250 mil crianças à beira de morrer de fome na Nigéria

Jorge Almeida, in RTP

Cerca de um quarto de milhão de crianças estão a passar fome no Estado nigeriano de Borno. O alerta é lançado pela UNICEF, que avisa que milhares de pessoas vão morrer se não forem tratadas a curto prazo.

Foram encontradas cerca de 250 mil crianças em estado grave de desnutrição em Borno, na Nigéria, um Estado controlado até há pouco tempo pelo grupo terrorista Boko Haram.

A denúncia foi feita pela UNICEF, que teme ainda não ter conhecimento da verdadeira dimensão desta crise humanitária.

“Ainda não fomos capazes de chegar a cerca de dois milhões de pessoas no Estado de Borno, o que significa que o verdadeiro alcance desta crise ainda está para ser revelado ao mundo”, disse Manuel Fontaine, o diretor regional da UNICEF para a África Ocidental e Central.

“Uma média de 130 crianças vai morrer diariamente de desnutrição se não for dada uma resposta rapidamente (…) Precisamos de todos os parceiros e doadores para avançar. Ninguém pode assumir uma crise desta escala sozinho”, acrescentou o alto responsável das Nações Unidas.


Ofensiva revela tragédia

À medida que as forças do exército nigeriano estão a avançar em zonas controladas pelo Boko Haram no nordeste do país - e tornam possível a ajuda humanitária -, a dimensão da crise de nutrição que afeta milhares de crianças torna-se cada vez mais chocante.

No passado mês de junho uma instituição de caridade denunciou que as pessoas que fogem dos combates estão a morrer à fome. Em áreas que estavam ocupadas pelo Boko Haram, “encontrámos pessoas sem água, alimentos e saneamento”, revelou Manuel Fontaine.

Soldados dos Camarões estão a participar na ofensiva contra o Boko Haram. Foto: Joe Penney

O que é o Boko Haram?

O movimento extremista islâmico classificada como terrorista foi fundado em 2002 com objetivo de combater o estilo de educação ocidental. Aliás, as palavras “Boko Haram” significam “educação ocidental proibida”.

Os membros da organização, que aparecem bem equipados militarmente em vídeos de propaganda, iniciaram as hostilidades em 2009 no nordeste da Nigéria.

Ficaram conhecidos em todo o mundo quando em abril de 2014 raptaram cerca de 220 jovens estudantes de uma escola em Chibok. A grande maioria destas jovens continua em poder dos extremistas islâmicos.

Os combates dos últimos sete anos já provocaram cerca de 20 mil mortos e mais de dois milhões de deslocados no nordeste da Nigéria. A incapacidade de resposta ao Boko Haram levou à derrota eleitoral do Presidente Goodluck Jonathan nas eleições do ano passado.