12.7.16

Universidade do Porto novamente entre as 100 melhores do mundo no ensino

Tiago Reis, in UP

A qualidade da educação prestada e o prestígio dos professores e investigadores são dois dos principais critérios de avaliação do CWUR


A Universidade do Porto voltou a ser considerada uma 100 instituições de ensino superior a nível mundial com melhor qualidade do Ensino, de acordo com a edição 2016 do The Center for World University Rankings (CWUR 2015), ranking internacional que avalia as universidades em função da qualidade da educação que é dada aos estudantes, do prestígio dos professores e investigadores e da qualidade da investigação produzida.

Apesar da descida na posição absoluta (de 308º para 331º), explicada pelo alargamento do ranking a vários novos países, a U.Porto destaca-se em dois dos principais critérios de avaliação do ranking: a qualidade do Ensino (98.ª classificada) e a qualidade do corpo docente (153.ª classificada). Em ambos os casos foram tidas em conta o número de distinções internacionais atribuídas a antigos estudantes e a professores e investigadores das instituições, respetivamente.

Em relação à edição anterior do CWUR, a Universidade revela ainda uma tendência de crescimento nos diferentes critérios relacionados com a inovação e a investigação científica, traduzida numa subida nas classificações referentes ao número de publicações publicadas em revistas científicas de referência (de 266º para 258º) e ao número de patentes registadas (de 405º para 391º).

Na comparação com as restantes seis universidades portuguesas classificadas no CWUR, a U.Porto é a única a conseguir entrar no “top 100” dos diferentes critérios de avaliação. As outras instituições nacionais presentes são a Universidade de Lisboa, que ocupa o 275.º lugar a nível global, seguida das congéneres de Coimbra (481), Nova de Lisboa (581), Aveiro (585), Minho (595).

A nível global, o CWUR 2016 é liderado pelas universidades de Harvard, Stanford e pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), que assim repetem o pódio de 2014 e 2015. No grupo das 10 melhores do mundo destacam-se oito instituições norte-americanas e duas do Reino Unido.

O CWUR tem sede na Arábia Saudita e elabora este ranking desde 2012.

O ranking completo pode ser consultado aqui.