18.7.16

Lisboa acordou com sete "Pontes Mandela"

in TSF

A capital associou-se às celebrações do "Dia Mandela" e o resultado é visível um pouco por toda a cidade.

Se ainda fosse vivo, Nelson Mandela faria esta segunda-feira 98 anos. Passados quase três anos da sua morte, o líder sul-africano não foi esquecido.

Lisboa, à semelhança de outras cidades do mundo, associou-se às celebrações do "Dia Mandela", com jovens da Academia Ubuntu a realizarem ações simbólicas em várias pontes, viadutos e aquedutos da cidade, numa iniciativa promovida pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV).

"Vamos celebrar simbolicamente a importância de construir pontes, muito personalizado na figura de Nelson Mandela", com ações nas pontes 25 de Abril, Vasco da Gama, Aqueduto das Águas Livre, Viaduto Duarte Pacheco e nas pontes pedonais na Avenida Brasília, na Rua Marquês da Fronteira e no Bairro do Rego, disse à agência Lusa o presidente do IPAV, Rui Marques.

Rui Marques explicou que o tema deste ano se deve à necessidade de construir pontes, numa altura em que o contexto mundial e europeu está marcado pela fragmentação e pelo conflito.

"O nosso tempo está muito marcado por grandes forças de fragmentação, basta pensar no 'Brexit', no choque de civilizações ou na crise de solidariedade com os refugiados, para percebermos que o mundo precisa de homens e mulheres que sejam capazes de construir pontes, de ser fator de diálogo, e construtores de paz", sublinhou.

O presidente do IPAV lembrou que foi esta capacidade que Nelson Mandela demonstrou ao ser capaz de "criar um mecanismo de diálogo entre a minoria branca, que tinha sido responsável pelo 'apartheid', e a maioria negra na África do Sul que durante muito tempo foi vítima desse mesmo 'apartheid'".