1.7.16

Rede Anti-pobreza de Santarém lança campanha contra preconceitos e pela inclusão

By João Baptista, o Ribatejo

O Núcleo Distrital de Santarém da EAPN – Rede Europeia Anti-pobreza vai lançar a campanha “Despir os preconceitos, Vestir a Inclusão”, no dia 1 de julho, às 10h30 na Sala de Leitura Bernardo Santareno.

Esta campanha surge no seguimento do trabalho realizado pelos Núcleos Distritais do Núcleo Regional do Centro da EAPN Portugal (Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém e Viseu), juntamente com os Conselhos Locais de Cidadãos destes mesmos distritos, constituídos por pessoas que experienciam ou experienciaram situações de pobreza e/ou exclusão social. Neste trabalho, os técnicos da EAPN identificaram a necessidade de sensibilizar para a desconstrução de preconceitos e estereótipos. “Pessoas com deficiência e incapacidades, idosos, desempregados, minorias étnicas e migrantes, famílias em situação de pobreza, pessoas sem abrigo, ex-toxicodependentes e ex-reclusos são alguns dos grupos socialmente vulneráveis ainda sujeitos a preconceitos e estereótipos pela sociedade, impedindo a sua plena inclusão”, refere o Núcleo da EAPN de Santarém.

Assim surgiu a Campanha “Despir os Preconceitos, Vestir a Inclusão, cuja dinamização consiste na distribuição de materiais (postais, cartazes, crachás, sacos e canetas) junto de entidades e organismos que trabalham diretamente com estes grupos, assim como escolas e outras instituições, no sentido de sensibilizar para o combate deste tipo de estereótipos e preconceitos, contribuindo, desta forma, para a inclusão social.