21.7.16

Turquia vai suspender Convenção Europeia dos Direitos Humanos

in Público on-line

Governo turco começa a anunciar medidas de excepção durante o estado de emergência.

A Turquia vai suspender temporariamente a Convenção Europeia dos Direitos Humanos enquanto vigorar o estado de emergência, decretado durante três meses, anunciou o vice-primeiro-ministro Numan Kurtulmus.

Kurtulmus disse esperar que seja possível levantar a situação de estado de emergência ao fim de “um mês, mês e meio”. “França também declarou o estado de emergência”, após os atentados de 13 de Novembro de 2015 em Paris, defendeu o governante no canal de televisão privado NTV. Mas sugeriu que Paris também suspendeu a Convenção Europeia dos Direitos Humanos, ao impor o estado de emergência…

No entanto, Kurtulmus prometeu mudanças profundas, como a reestruturação total das Forças Armadas turcas. E provavelmente também dos serviços de informações interna, que foram acusados pelo Presidente Recep Erdogan de terem falhado em detectar a organização da tentativa de golpe de Estado.

O ministro da Justiça, Bekir Bozdag, afirmou por seu turno que os cidadãos vão sentir diferenças durante o período de vigência do estado de emergência, em que vão ser tomadas medidas para tentar evitar outro golpe militar, diz a agência Reuters.