18.7.16

Porto é Sítio de Referência Europeu em envelhecimento ativo e saudável

Raul Santos, in UP Porto

O centro de competências promovido pela U.Porto – Porto4Ageing – foi classificado com duas estrelas pela Comissão Europeia.

A Área Metropolitana do Porto foi certificada pela Comissão Europeia como Sítio de Referência Europeu no domínio do Envelhecimento Ativo e Saudável, através da classificação de duas estrelas ao Porto4Ageing, o Centro de Excelência em Envelhecimento Ativo e Saudável coordenado e promovido pela Universidade do Porto.

A Área Metropolitana do Porto é a segunda região nacional a receber tal certificação, sendo que apenas 74 cidades ou regiões europeias mereceram a distinção no âmbito da convocatória a sítios de referência promovida pela Comissão Europeia, através da European Partnership on Active & Healthy Ageing (EIP-AHA).

O Porto4Ageing tem como objetivo ser um centro agregador e um espaço de discussão de questões relacionadas com o envelhecimento ativo e saudável na região metropolitana do Porto, agrupando os diversos atores regionais que trabalham e que têm interesse nesta área, contando já com mais de 80 instituições parceiras de quatro distintos perfis: universidades e centros de investigação, decisores políticos, utilizadores e indústria.

Para além da Universidade e da Câmara Municipal do Porto, o consórcio tem entre os seus parceiros a CCDR-N, a Área Metropolitana do Porto, o Centro Hospitalar São João, o Centro Hospitalar do Porto, o IPO, a Santa Casa de Misericórdia, a Escola Superior de Enfermagem Santa Maria e diversas ordens profissionais (Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Farmacêuticos, Nutricionistas), entre muitos outros.