29.7.16

Estudo sobre redução da ansiedade na população reclusa apresentado em Coimbra

in RTP

O 3.º Congresso Nacional Conversas de Psicologia, que vai decorrer a 03 e 04 de novembro, em Coimbra, vai apresentar os resultados de um estudo sobre a redução dos níveis de stress da população reclusa.

O anúncio foi feito hoje por Vítor Anjos, presidente da Associação Portuguesa de Conversas de Psicologia (APCP), promotora do congresso, na apresentação do evento à comunicação social.

O estudo, iniciado há dois anos, pretende aferir como é que o ensino de técnicas autoaplicáveis para diminuir o stress e a ansiedade ministrado por aquela associação surtiu efeito junto da população prisional portuguesa.

O 3.º Congresso Nacional Conversas de Psicologia vai juntar cerca de 700 especialistas no auditório da reitoria da Universidade de Coimbra e integra também a 2.ª Conferência Internacional de Envelhecimento Ativo, cujo responsável é o investigador Ricardo Pocinho.

Durante os dois dias, vão ser realizadas nove conferências, com a participação de 27 oradores, que vão abordar temas como as alergias alimentares, terapias de terceira geração para doenças crónicas e as demências e doenças neurodegenerativas.

Durante a 2.ª Conferência Internacional de Envelhecimento Ativo vão ser também apresentados os resultados de uma investigação sobre a transição das pessoas para a reforma e a importância da formação e bem-estar psicológico.

"Serão dois eventos num só programa e que contam com a participação dos mais prestigiados investigadores e docentes de universidades portuguesas, brasileiras, espanholas e inglesas", sublinhou Vítor Anjos.

O presidente da APCP adiantou que a abertura oficial do congresso vai estar a cargo do reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, e a sessão de encerramento caberá ao psiquiatra Tiago Reis Marques, investigador galardoado na área da esquizofrenia.

Durante a iniciativa, o professor catedrático jubilado José Pinto da Costa vai ser distinguido com o Prémio Carreira. Nas últimas duas edições, foram galardoados Carlos Amaral Dias e José Pinto Gouveia.