13.7.16

Refood está a recrutar voluntários para nova unidade contra o desperdício alimentar

André Rosa, in Setúbal em Rede

O movimento comunitário Refood, de combate à fome e ao desperdício alimentar, está a desenvolver esforços para instalar uma unidade no centro de Setúbal. O centro de operações, cuja localização está ainda em análise, será um dos 30 núcleos em formação no país a funcionar com equipas de voluntários, sendo que cada pessoa dedica apenas duas horas por semana capazes de alimentar 10 mais carenciadas.

A Refood, que conta com uma rede de cinco mil voluntários em todo o país, está a recrutar em Setúbal e por isso realizou no final do mês de Abril uma “reunião sementeira”, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, na qual estiveram presentes perto de 400 pessoas. Dessas, 300 inscreveram-se no movimento, assim como outros novos 60 gestores, responsáveis por cinco equipas que neste momento estão encarregues de desenvolver o trabalho da Refood em Setúbal, cujo núcleo é coordenado por Marta Bravo e Mário Campos.

A organização está a analisar as fontes de alimentos possíveis (entre restaurantes, cafés, hotéis, supermercados e agricultores), as empresas e instituições parceiras, que instituições podem ser beneficiadas pela distribuição de alimentos e quais os pontos de recrutamento a promover.

A Refood é um movimento independente, orientado pelos cidadãos e 100% voluntário que procura eliminar “o desperdício de alimentos e a fome em cada bairro”. Em Portugal dispõe de 30 núcleos em pleno funcionamento (que recolhem, embalam e distribuem a comida doada por 980 fontes de alimentos), e consegue apoiar 2.700 pessoas diariamente, num total de mais de 48.132 refeições por mês.

O movimento eco-humanitário, como também se caracteriza, convoca assim todos os cidadãos voluntários e possíveis parceiros a assumir a gestão dos recursos da comunidade, neste caso em Setúbal, de forma a que todos tenham a comida de que necessitam. Mais informações podem ser obtidas junto dos contactos 917344523, reffod.setubal@gmail.com ou na página Refood Setúbal no Facebook.