1.7.16

Campanha convida população a vestir camisola da «inclusão»

Texto F.P., in Fátima Missionária

Iniciativa do núcleo distrital de Santarém da Rede Europeia Anti-Pobreza visa sensibilizar a sociedade para a necessidade da «desconstrução de preconceitos e estereótipos» em relação a grupos socialmente vulneráveis


«Despir os preconceitos, vestir a inclusão”. Este foi o nome escolhido para a campanha que será lançada esta sexta-feira, 1 de julho, em Santarém, pelo núcleo distrital da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN). O objetivo é sensibilizar a população para a necessidade de desconstruir «preconceitos e estereótipos» em relação a «pessoas com deficiência e incapacidades, idosos, desempregados, minorias étnicas e migrantes, famílias em situação de pobreza, pessoas sem-abrigo, ex-toxicodependentes e ex-reclusos».

A iniciativa decorre durante o dia na Sala de Leitura Bernardo Santareno e surgiu na sequência do trabalho das estruturas distritais do Núcleo Regional do Centro da EAPN Portugal (Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém e Viseu), juntamente com os Conselhos Locais de Cidadãos desses distritos, segundo uma nota do núcleo de Santarém, citada pela agência Lusa.

Além da distribuição de materiais (cartazes, crachás, sacos e canetas) junto de entidades e organismos que trabalham diretamente com estes grupos, assim como escolas e outras instituições, bem como junto da comunidade em geral, no período da tarde está prevista uma «conversa» sobre «Ser cidadão, direitos e deveres na sociedade no contexto atual», revelou Ricardina Dias, técnica do núcleo de Santarém da EAPN.