22.1.18

17.324 desempregados em Dezembro na Região

Andreia Dias Ferro, in DNotícias

No último mês do ano passa do estavam registadas no Centro de Emprego 867 desempregados provenientes da Venezuela

O ano de 2017 termina com menos inscritos no Instituto de Emprego da Madeira, mas com um aumento do número de desempregados provenientes da Venezuela.

Os dados avançados pelo Instituto de Emprego da Madeira mostram uma diminuição de 2.969 inscritos em Dezembro de 2017, comparativamente como o mesmo mês do ano anterior.

No total, 17.324 pessoas encontram-se inscritas neste instituto e aguardam por uma oportunidade no mercado de trabalho.

Os desempregados inscritos provenientes da Venezuela, no final do mês de Dezembro, fixavam-se nas 867 pessoas. De acordo com a mesma fonte, no último trimestre do ano acentuou-se o número de inscrições de desempregados oriundos da Venezuela, que ascenderam aos 372.

Tendo em conta outros anos, somos capazes de aferir que os números do desemprego são muito inferiores aos registados no final de 2011, em que estavam inscritos 19.016 desempregados. Também em 2012 os números apontavam para a inscrição de 23.741 pessoas.

Uma vez que o maior sector económico da Madeira é o turismo, isto vem significar que nos meses antes de se iniciar o Verão há uma diminuição do número de desempregados, resultante do facto do sector procurar mão-de-obra.
O mês de Dezembro fecha com um ligeiro aumento do número de desempregados, comparando com Novembro, passando de 17.092 para 17.324 inscritos. No entanto, o IEM refere que “esta situação não resulta de um aumento de novas inscrições, de novas situações de desemprego, mas do fim de programas de formação e de uma menor absorção de mão de obra pela economia regional registada ao longo do mês de Dezembro, à semelhança do que se observa em anos anteriores”.

Aliás, a mesma fonte acrescenta que “ em Dezembro inscreveram-se 902 novos desempregados, o que representa uma redução muito significativa face ao mês de anterior (-38,0%; -552 inscrições), e uma redução de 9,2% face ao mês homólogo”.

Olhando os dados referentes ao ano transacto, verifica-se uma redução de 0,9% do número de novas inscrições de desempregados registadas ao longo do ano comparativamente a 2016. De acordo com as informações do IEM, para esta redução contribuiu o aumento de 2,1% do número de desempregados inseridos no mercado de trabalho e um crescimento de 5,3% dos inseridos em programas de emprego ao longo do ano.